terça-feira, 24 de setembro de 2013

disblioteca namarra: joão rafael lopes!

Uma pessoa importante no cenário da Cultura, compartilhando um pouco de seu universo particular através de livros e discos fundamentais em sua formação. E para esta edição temos a honra de receber João Rafael Lopes, músico, produtor, ativista da Cultura e membro fundador do Coletivo Fórceps da histórica Sabará/MG.

Encantem-se!


"Não sou muito bom com listas, com graduar o que mais tem reflexo na minha vida, nos meus processos criativos. Confesso que chega até ser uma decepção para mim. Como gostaria de saber de cor qual é o vinil que mais gosto, ou o livro que mais me influenciou...Por outro lado acho que não tenho esta facilidade porque são tantas obras...Cada um representa um tempo, um ambiente, um momento. 


Mas deve ter algo que catalize tudo, ah sim... Mergulhei-me na alma para recuperar pontos que podem estar presentes em todo olhar que eu direciono para a vida. Na literatura, acredito que trata-se de Crime e Castigo, de Dostoiévski. Lembro-me de ter me prendido e me causado angústia, curiosidade, reflexão. Sensações que juntas me conectam com a obra, se espalham depois no meu cotidiano. Não me esqueço do Ródia e toda vez que me encontro um pouco desnorteado com algo ou comigo mesmo, de uma forma ou de outra ele esta ali.



A música é ainda mais complexa, porque cada faixa importante na minha vida, representa uma pequena revolução. Sou o velho, o novo, o moderno, o tradicional, o simples, o complexo, o pesado, o sereno, o doce, o azedo, o on e o off. OK Computer do Radiohead, é o que chega mais perto de tudo isso, minha mente funciona de outra forma depois deste disco. Representa valores que tento aplicar em outras áreas da vida como a busca pela serenidade e a pulverização dos preconceitos, das barreiras do comum, do ideal, do mais fácil, do lógico e do automático."



 

((•)) Ouça este post

2 comentários: