sexta-feira, 18 de março de 2011

Fora do Eixo Letras lança OrFEL durante Grito Rock

Fora do Eixo Letras lança OrFEL durante Grito Rock

O fanzine chega para possibilitar que as palavras sigam o rumo das notas musicais, acordes, baquetas, ximbaus, palhetas e cases nos mais de 130 pontos onde acontece o Festival

Durante o Festival Grito Rock, a FEL - Fora do Eixo Letras - lança seu primeiro fanzine, OrFEL, uma publicação que contém prosas e poesias de diversos escritores ligados, ou não, ao Circuito Fora do Eixo. O fanzine possui representantes de todas as regiões do país e pode circular nos formatos on line, através de sua versão para leitura, e impresso, através de uma versão própria para impressão, em todos os pontos onde acontece o Festival Grito Rock América Latina.

No total, foram mais de 100 trabalhos inscritos para o fanzine, que reúne 14 autores selecionados por uma curadoria formada pela FEL e pelo Núcleo de Poéticas Visuais.  A relação entre estas duas frentes do Circuito Fora do Eixo favorece a discussão sobre a literatura e as artes visuais, bem como demais núcleos artísticos, como o AudioVisual e o Clube de Cinema, buscando compreender a cadeia produtiva das linguagens artísticas para pluralizar conceitos e democratizar seu acesso.

Conheça OrFEL

Acreditando que toda palavra tem seu sentido construído socialmente, OrFEL espelha alternativas elaboradas coletivamente e se apresenta como uma forma de produção, circulação e divulgação de obras para as cidades onde ocorre o Festival Grito Rock 2011. O manual de distribuição elaborado pela FEL para facilitar  a circulação das versões online e impressa do fanzine você encontra neste link.

O primeiro Grito de OrFEL

O primeiro destino de OrFEL foi Manaus/AM. O Grito Rock produzido pelo Coletivo Difusão viabilizou 40 fanzines impressos para o festival. Além disso, ele também foi declamado durante as noites do evento que aconteceu de 16 a 20 de fevereiro. “Como nosso primeiro fanzine, a responsabilidade é grande, mas posso dizer que o OrFEL circulou aqui lindamente”, conta Lídia Damasceno,  do núcleo de cênicas do coletivo. A integrante da FEL fala também sobre a sensação de apresentar o fanzine para o público. “É incrível a sensação de ver o fanzine circulando no Grito de sua cidade, ao mesmo tempo em que mostra um pouquinho de cada pedacinho do Brasil”, complementa.

Grito Rock Manaus : O primeiro a circular o fanzine

Os autores de OrFEL

OrFEL conta com autores de todas as regionais ligadas ao Circuito Fora do Eixo, o Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste SP/RJ, Sudeste MG/ES e Sul. Entretanto, há autores de fora do circuito que também fazem parte do fanzine. Seu conteúdo preza pela singularidade e diversidade estilística, gerando uma sútil sensação de tournê dos autores e de suas palavras durante o Festival Grito Rock.

Dentre os estados participantes, Minas Gerais se destacou como o que mais enviou obras para a curadoria. Entretanto, além dos talentosos mineiros, vários sotaques literários, sabores e sintomas proporcionam aos leitores uma visão para além da palavra-livro.

Entre as folhas de OrFEL é possível encontrar, por exemplo, a poesia da bahianinha Brisa Moura, de apenas 16 anos, escolhida para representar a Regional Nordeste. E, apenas algumas páginas a frente, a prosa de Maryllu Caixeta, doutoranda em estudos literários pela Unesp de Araraquara/SP e autora do livro Leros e Boleros, uma das representantes da Regional Sudeste SP/RJ.

Conheça os autores selecionados para o fanzine OrFEL:

Regional Norte:

- Jenifer Nunes - Coletivo Palafita - Macapá/AP

Regional Nordeste:

- Brisa Moura - Jequié/BA

Regional Centro-oeste:

- Waller Chaves - Goiânia/GO

Regional Sudeste RJ/SP:

- Fabiana Ribeiro - Araraquara/SP

- Clara Mancuso - Coletivo Ajuntaê - Campinas/SP



Regional Sudeste MG/ES:



- Luis Fernando Resende - Uberlândia/MG

- Marco Antonio Neri - Coletivo Namarra - Santa Luzia/MG

- Leon Aguiar - Uberlândia/MG

Regional Sul:

- Neo One Eon - Movimento Soma - Porto Alegre/RS




A FEL - Fora do Eixo Letras - é a frente temática do Circuito Fora do Eixo que reúne escritores, fanzineiros, artistas visuais, músicos, acadêmicos e leitores interessados em compreender a cadeia criativa e produtiva da palavra em suas diversas formas -  escrita, falada, visual, sonora e multimídia.

Seus primeiros passos foram dados durante o III Congresso Fora do Eixo, em outubro de 2010, na cidade de Uberlândia (MG). A partir de então, começou a articulação de seus membros para o reconhecimento e mapeamento de livros, fanzines, clubes de leituras, festivais, iniciativas literárias e demais trabalhos realizados pelos Coletivos e por outros atores sociais, buscando confrontar experiências locais e visualizar horizontes em comum. A elaboração e circulação do fanzine OrFEL é a primeira ação do Fora do Eixo Letras, definida em seu planejamento para 2011.




Licença Creative Commons
A obra OrFEL de Fora do Eixo Letras foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Proibição de Obras Derivadas 3.0 Não Adaptada. ((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário